ESTE BLOG TEM O OBJETIVO DE SOCIALIZAR OS TRABALHOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO NO DECORRER PROJETO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DOS MESMOS NA ESCOLA EMEF RACHEL DE QUEIROZ.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Diario de Bordo 14ª Semana
Nesta semana correu tudo como planejado...
No 2 ano C, começamos por uma roda de conversa relembrando o que já haviam descoberto, depois eles assistiram o vídeo sobre a morte do sol (pergunta essa já levantada pelos alunos, já que o mesmo é uma estrela e toda estrela um dia morre), e discutimos o que foi descoberto pela turma, e eles registraram através do desenho individual a descoberta. Para finalizar, fizemos a experiência do sol, para que eles pudessem entender o dia e a noite e o movimento que a terra faz em volta do sol e o porquê de parecer que o sol se move, quando na realidade não há movimento. Foi uma aula muito produtiva!
Com o 2º ano D, Conversamos sobre as nossas descobertas, eles assistiram um vídeo curtinho sobre o tema e para finalizar, viram um parto "normal e real", com o qual ficaram muito interessados.
Faremos (eu e a professora deles Taty) um documentário que em breve estará no blog deles, contando o que eles descobriram...
Com os 3º B, fizemos uma retomada dos combinados da sala, o agrupamento produtivo, e iniciamos a nova pesquisa (Como acontece o Tsunami);
Com o 3º C, fizemos uma retomada dos combinados da sala, o agrupamento por tema e os grupos se reuniram para escolher a primeira pergunta que cada grupo fará. (nesta sala, tive que mudar a estratégia, pois os alunos por falta de interesse no tema do colega, não estavam pesquisando, participando das aulas, e tudo estava muito massante para eles. A professora sugeriu que fizéssemos individual, mas devido a inviabilidade e falta de computadores, resolvemos fazer como os 4ºs e 5º anos, separamos eles em grupos menores e por tema);
Com o 5º ano D, Fizemos o mapa conceitual individual de cada pergunta. (tivemos que fazer novamente, pois com a intenção de ficar com os "amigos", e já sabendo que o agrupamento seria por tema, a sala fez 2 Perguntas, Se dividiu em duas, e fizeram "cópias" dos mapas.) Conversei com a turma, sobre a necessidade de cada um fazer a sua pergunta, indiferente de com quem irá pesquisar, pois a pesquisa será mais interessante e prazerosa assim. E os mapas tiveram que ser refeitos.
O 5º ano C está um pouco atrasado devido a alguns problemas de percurso, então com eles, me reuni com o representante de cada grupo para a revisão do texto à ser publicado no blog.
Com os 4ºs anos, terminamos o mapa conceitual, e devido a ter muitos alunos faltado na aula anterior, os que já tinham registrado a sua pergunta, visitaram o blog dos outros alunos e comentaram, e os outros fizeram as suas perguntas e respectivos mapas conceituais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário